sexta-feira, 7 de março de 2008

Força Tarefa I

Em reunião na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) , na última quarta-feira a direção do nosso sindicato foi informada pelo Dr. Fabiano Pimenta Secretário Adjunto, que o Ministro da Saúde determinou que seja formada uma nova força tarefa para atuar no Municipio do Rio de Janeiro, durante um prazo mínimo de 60 dias.

Ainda segundo Pimenta, serão convocados cerca de 300 trabalhadores (agentes de combate as endemias) que participaram da Força Tarefa Pan Sem Dengue.

Durante a audiência o nosso sindicato questionou o Secretário sobre a falta de seriedade com a qual vem sendo realizado o trabalho pelos gestores municipais, bem como, sobre a irresponsabilidade do Prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia no que tange ao combate a doença.
Em resposta o Secretário dissi que a SVS já solicitou ao Tribunal de Contas da União(TCU), que fiscalize a aplicação dos recursos no combate a dengue.

Em seguida aproveitámos a oportunidade para solicitar do Senhor Fabiano Pimenta, que o mesmo ao formar a tal força tarefa, estivesse atento alguns critérios mínimos, tais como: Observar o local de moradia dos convocados, instituição de gratificação financeira para o servidores que trabalharem na força tarefa e que ao final do serviço fosse anotado nos registros funcionais dos servidores a participação desta atividade, assim como fosse emitido certificado comprovando a participação dos mesmos em tais serviços.
Em resposta a nossa solicitação o Dr. Fabiano disse que serão convocados apenas os agentes que participaram da Força Tarefa e que será óbservado para lotação a localidade de moradia dos servidores, bem como, os servidores convocados para força tarefa terão as férias remuneradas em dobro e que a SVS fará as devidas anotações na Ficha Funcional de cada servidor sobre a sua participação na Força Tarefa e ainda emitirá o certificado de participação na atividade.

Pimenta salientou que existe por parte do Ministro da Saúde a vontade de criar uma Força Nacional que deverá atuar no combate e controle de agravos em todo País e certamente os trabalhadores que vierem a compor a tal força tarefa do Rio serão convocados para atuarem na mesma, inclusive, em outros Estados da Federação.

Ao final da audiência o Dr. Fabiano Pimenta disse que existe um quadro epidemiológico grave no Rio de Janeiro e que o Governo estaria preocupado com a incidência de dengue tipo II, que segundo dados técnicos vem acometendo principalmente crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: