terça-feira, 19 de abril de 2011

Audiência da Campanha Salarial 2011 dos SPF

Na tarde de ontem, as entidades sindicais representativas dos servidores públicos federais foram recebidas em audiência na Secretaria de Relações de Trabalho do MP, que segundo informações do Governo é Órgão responsável por conduzir o processo negocial com o funcionalismo público federal, a mesma é substituta da antiga Secretário de Recursos Humanos do MP.

A audiência em questão é desdobramento da audiência da semana passada, ocasião em que as entidades foram recebidas pela Ministra do Planejamento Miriam Belchior e foi retomado o processo negociação da categoria, a CNTSS naquela oportunidade foi representada pela sua Presidenta Maria Aparecida de Farias.

A audiência de ontem, contou com a presença de 26 entidades sindicais de âmbito nacional, sendo a nossa confederação representada pelo seu diretor Sandro Alex de Oliveira Cezar.

Logo no início da audiência o Secretário de Recursos Humanos Duvanier Paiva foi categorico em afirmar que ele é negociador do Poder Executivo da União e que portanto não estaria autorizado a tratar dos assuntos dos servidores dos outros poderes, pois a mesa de negociação segundo ele, objetiva a debater todos os assuntos propostos sempre na perspectiva de construir acordo, o que não seria possível com as entidades sindicais representativas dos servidores do judiciário e do legislativo.

Duvanier Paiva disse ainda que em temas que o Governo entenda que atinge o interesse geral dos servidores não teria nenhum problema de debater com o conjunto do funcionalismo, incluindo neste caso as entidades sindicais dos servidores dos outros poderes.

Todas as entidades sindicais presentes não concordaram com a posição de excluir as entidades sindicais dos outros poderes da União, do processo negocial, no que o Secretário manteve-se irredutível.

Na sequência o Secretário de Relações do Trabalho do MP apresentou a proposta de um calendário de negociação da pauta de reivindicação apresentada pelo conjunto das entidades sindicais, com as seguintes datas e temas a serem debatidos:

03/05- Negociação sobre os projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional


17/05- Negociação sobre a Convenção 151 da OIT

31/05- Negociação sobre política salarial, data base e demais itens da pauta de negociação

O Secretário disse que junto a esta negociação dos pontos gerais da pauta todas as entidades sindicais que compõem a mesa nacional de negociação serão chamadas a discutirem as suas pautas especificas, que segundo a proposta de calendário apresentada, as mesmas serão realizadas entre os dias 04 de maio e 02 de junho.

A CNTSS/CUT reafirmou a posição de discutir além da pauta geral, os pontos específicos de cada setor que compõem a Seguridade Social.

No dia de hoje, será realizada uma reunião entre as entidades sindicais que representam o funcionalismo, para que possamos avaliar a audiência de ontem, e tirarmos os próximos passos para a continuidade das mobilizações da categoria.

Neste ano de fortes limitações orçamentárias é preciso que as entidades representativas dos servidores públicos federais, mantenham e intensifiquem as mobilizações para que possamos garantir no Orçamento da União a continuidade das políticas de reajustes salariais e de reestruturação das carreiras dos servidores, logo a CNTSS/CUT vai cumprir o seu papel na defesa dos servidores da Seguridade Social, disse Sandro Alex de Oliveira Cezar Diretor de Comunicação.



Nenhum comentário: