quarta-feira, 31 de julho de 2013

SINTSAUDERJ e CNTSS/CUT pedem pagamento de férias dobradas


 
 Os dirigentes do nosso sindicato e da CNTSS/CUT  cobraram da FUNASA em audiência realizada no dia de hoje(31/07), em Brasília com o Diretor de Administração da FUNASA Dr.Luiz Carlos Barroso e com o Coordenador Geral de Recursos Humanos da FUNASA Joselias Ribeiro da Silva  o pagamento em dobro  das férias dos últimos 05 anos para todos os empregados públicos do Órgão.
 O fundamento do pedido é que segundo a Consolidação das Leis do Trabalho os valores relativos as férias deveriam ser depositados com dois dias de antecedência do início do gozo deste direito, o que nunca ocorreu.
Além do que os empregados públicos que vendem dez dias de férias e por isso trabalham o respectivo período acabam por não receberem os dez dias trabalhados, ou seja, recebem apenas os dez dias que foram vendidos como abono pecuniário.
 A lei preceitua que os valores relativos as férias são compostos pelo salário vincendo acrescido de um terço constitucional.
 Na prática em nossa férias temos recebidos apenas o salário do mês já trabalhado acrescido de um terço, o que esta errado, portanto, a FUNASA tem que cumprir a CLT e pagar o nosso direito.
 A FUNASA em 2008 já foi obrigada a pagar as férias em dobro por não ter concedido as férias durante o período concessivo, o que foi uma vitória do SINTSAUDE e da categoria,  portanto agora vamos para cima cobrar os nossos direitos.
 O debate sobre esta questão é incontroverso no judiciário, pois a matéria já foi sumulada pelo Superior Tribunal do Trabalho(TST).
 
 
 

Nenhum comentário: