segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Veja matéria publicada na AGÊNCIA BRASIL

Brasília - Os mata-mosquitos realizaram hoje (24) na Central do Brasil um ato público para reivindicar mudanças no vínculo empregatício. Esses agentes de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) querem a transformação dos empregos em cargos públicos.

Um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Preventiva e Combate as Endemias no Estado do Rio Sandro Cezar disse que os agentes querem passar de celetistas a estatutários, ou seja, que a categoria esteja sob o Regime Jurídico Único.“Nossa idéia é pedir ao governo federal que transforme o nosso vínculo de celetista a estatutário para garantir maior estabilidade. Até porque tem no Supremo Tribunal Federal uma ação que já foi julgada em nível de medida cautelar, em que foi concedida a suspensão desse regime de contratação pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no serviço público do todo o país”.

Outro ponto ressaltado pelos mata-mosquitos é a extensão da gratificação que será paga aos bombeiros para os agentes de endemias, que já atuam rotineiramente no combate ao mosquito da dengue na cidade. Os agentes também são contra um projeto de lei do governo federal que quer a reestruturação da Funasa.

Foram convocados para a passeata os 5.365 agentes de combate a endemias da instituição. Os mata- mosquitos partiram da Central do Brasil e percorreram as principais ruas do centro da cidade para chamar a atenção da população. O trânsito ficou retido.

Nenhum comentário: