sexta-feira, 18 de abril de 2008

Recriação da SUCAM


Especial16/04/2008 - 18h35

Sarney defende recriação da Sucam para combater a dengue e recebe apoio de sindicalistas


O senador Sarney (PMDB-AP) recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (16), representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Combate às Endemias e Saúde Preventiva (Sintsaude) do estado do Rio de Janeiro. Os sindicalistas Sandro Cezar, Rogério Reis e José Ribamar apoiaram o pronunciamento feito em Plenário pelo senador nesta segunda (14) sobre necessidade da recriação da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) para reforçar o combate à dengue.


A Sucam foi incorporada em 1990 à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Para Sarney, quando a Sucam e seu "exército de mata-mosquitos" atuavam, o controle de endemias e epidemias era mais bem executado no país.


- Pode ser até um tipo de romantismo da minha parte, mas aquilo deu bons resultados. Temos que pensar em medidas consagradas, como uma campanha nacional de saneamento - disse no pronunciamento, relembrando a "vitória transitória" sobre a dengue entre 1986 e 1987, durante sua gestão como presidente da República.


Fazendo um histórico da evolução da doença, o senador comentou, também no pronunciamento, que em 1955 a dengue foi dada como nacionalmente extinta, reaparecendo no Pará em 1967, e no Rio de Janeiro em 1977. Depois da extinção da Sucam, os casos de dengue subiram de 100 mil em 1990, para 360 mil em 1998 e 430 mil em 2007.


- Este ano, os números apurados até agora são alarmantes - avaliou.


Da Redação / Repórter da Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Cique no link e confira na página da Agência Senado:

Nenhum comentário: